Artistas contam como o circo social impactou nas decisões de vida. Muitos viajaram o mundo, se formaram e se tornaram referências para os mais novos
Localizado na Cidade Nova, no Rio de Janeiro, o Circo Crescer e Viver, organização com vocação territorial, completa 20 anos no próximo sábado, 12 de outubro. O Circo é um centro de referência circense e equipamento sociocultural ativo que atua em todos os elos da cadeia produtiva: cria e apresenta espetáculos autorais; promove residências e intercâmbios artísticos; e realiza mostras, festivais e temporadas com artistas, grupos e companhias circenses nacionais e internacionais.
O Programa de Circo Social é o coração do Circo Crescer e Viver. Através dele é possível impactar vidas e transformar o contexto de centenas de crianças, adolescentes e jovens usando a arte circense como ferramenta pedagógica. Milhares de famílias ao redor do circo são impactadas de forma imediata e, através do programa, é possível identificar as dores e agir para enfrentar os desafios.
“Somos um circo social que junta pessoas para inventar histórias individuais e fazer do encontro o trampolim para saltos coletivos”, afirma o cofundador e diretor-presidente do Circo, Junior Perim.
Uma das pessoas responsáveis por ter desenvolvido o conceito de Circo Social no Brasil e na América Latina é Cléia Silveira. A ex-coordenadora do Serviço de Análise e Assessoria a Projetos, da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), lembra que o Circo Crescer e Viver, como membro de uma rede nacional de Circo Social, contribuiu para que o circo social conquistasse uma cadeira dentro do Conselho Nacional de Cultura.
“Os que mudam, se renovam e acompanham a evolução social e cultural permanecem vivos e relevantes para a sociedade, e este é o percurso do Crescer e Viver. Aquilo que começa como simples escola de Circo Social e, em duas décadas, se transforma em um ator sócio político e cultural de relevância e reconhecimento público no Rio de Janeiro, merece festejar sua existência”, conta
O grande objetivo do circo é que indivíduos e artistas sejam preparados com os riscos do circo para assumir os riscos da vida. De acordo com Cléia, o Circo Crescer e Viver é diferente. “A gente busca mudar vidas e contextos, dando saltos verdadeiramente coletivos. E poder presenciar e contribuir com esta história de permanente mudança me coloca em lugar privilegiado”, finaliza.
Escola de Circo Social forma coletivo circense
Durante a formação profissional da escola de Circo Social de Crescer e Viver, foi constituído um coletivo circense que atua no campo da produção de eventos, criação de espetáculo, capacitação técnica e artística.
“Ao longo destes anos formamos companhias de circo, visando contribuir para a formalização da cena”, explica a coordenadora de Desenvolvimento Comunitário, do Circo Crescer e Vicer, Fabyane Soares.
Do Circo Crescer e Viver para o mundo: conheça a história de artistas que voaram mais alto
Ao longo deste ano festivo, estão sendo promovidos diversos eventos no picadeiro mais charmoso do Rio de Janeiro. Por lá já passaram João Bosco, Toni Platão, a Velha Guarda da Mangueira, a tradicional Festa Xêpa, além de diversos espetáculos e peças infantis. Vale lembrar que, ao longo de 20 anos, muitos artistas começaram a sua trajetória e alçaram vôos mais altos, como Djefferson Mendes. Quando o Circo desembarcou na Praça Onze em 2004, Djefferson lavava carros e viu as portas do mundo se abrirem para ele.
“Eu sempre quis ser do circo, ser trapezista, e com a chegada da lona eu pude dar sentido aos meus sonhos e trilhar o meu caminho. Sou muito grato a tudo que vivi lá por 13 anos. O circo foi meu pai e minha mãe”, conta.
Três anos depois, Djefferson integrou o primeiro elenco do Circo que apresentou o espetáculo “Vida de Artista”. “Depois desse vieram outros espetáculos como “Gentileza” e “Baião”, além de muitas viagens para o exterior como Itália, Londres, Bélgica e Argentina”, conta ele, lembrando ainda que também esteve no AfroReggae durante um ano.
“Pude conhecer muitas pessoas e culturas com o CCV. Sou muito grato e honrado por fazer parte desse projeto. Sempre que posso volto ao CCV para relembrar de onde eu vim e quem eu sou. Tenho muito orgulho de cada espetáculo que participei”, conta orgulhoso.
Cristiano Prado Silva, carinhosamente chamado de Chinaiba, o Super China, iniciou sua trajetória no CCV aos 13 anos. Formado em Arquitetura, ele foi o primeiro aluno do Circo Social em São Gonçalo e graças ao Circo viajou o mundo. E China tem um importante conselho para os mais novos:
“É preciso estudar e focar porque no meio caminho terão muitos altos e baixos. Traça um objetivo na vida e vai! O Circo vai dar o suporte necessário”, fala China.
Quem também passou pelo CCV foi o artista Jeferson Kim. Durante cinco anos ele fez parte da Cia Trupe do Circo, da Escola de Circo Crescer e Viver. O ator esteve em cartaz com a peça ‘Em Nome do Filho’ e foi chamado para ser diretor de técnicas de circo do musical ‘O Rei Leão’. Também fez parte do elenco com os personagens ‘Rafiki e hiena Banzai’. O musical ficou em cartaz por um ano e meio com sucesso de público, mídia e crítica. Também fez participações em Turma do Gueto e Vidas Opostas (Record); no seriado Copa Hotel (GNT); em Trair e Coçar é Só Começar (Multishow), A Grande Família e Malhação (Globo).
Espetáculo gratuito em comemoração aos 20 anos e ao Dia das Crianças
O Circo Crescer e Viver celebra 20 anos no Dia das Crianças (12/10) e prepara um dia repleto de brincadeiras e atividades! A partir das 15h, os portões serão abertos para a diversão. O grande encerramento será com a apresentação do espetáculo “Enquanto Eles Não Chegam”, que narra a história de uma trupe de artistas que se prepara para um show, mas o público não aparece para prestigiá-los. Mesclando circo, teatro, palhaçaria e dança, a obra promete encantar e provocar reflexões.
SERVIÇO
20 anos do Circo Crescer e Viver
Peça “Enquanto Eles Não Chegam” e atividades para as crianças durante todo o dia
Data: 12/10 (sábado)
Local: Circo Crescer e Viver (R. Carmo Neto, 143 – Cidade Nova – RJ)
Abertura dos portões: 15h
Ingressos Gratuitos https://www.sympla.com.br/evento/20-anos-do-circo-crescer-e-viver-enquanto-eles-nao-chegam/2638774?referrer=www.google.com
Classificação: Livre