Setor de pizzaria registra 12,10% de crescimento no Rio de Janeiro, segundo levantamento da Apubra

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Associação Pizzarias Unidas do Brasil revela que o estado fluminense conta com 2.807 unidades ativas e que concentra 8,23% das pizzarias de todo o país

Posicionado em terceiro lugar no ranking de estados que mais produz pizzas no Brasil, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais, o estado do Rio de Janeiro mostra evolução no setor, com o registro de 12,10% de crescimento no segmento de pizzarias no último ano. De acordo com os dados divulgados no levantamento sobre o setor em 2023, produzido pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), que há 21 anos atua no fomento de informações de qualidade e atualizada sobre esse mercado, o estado fluminense possui 2.807 do setor em funcionamento, o que representa 8,23% das operações em todo o país. Ao olhar para o desempenho das capitais, a cidade do Rio de Janeiro performa em segundo lugar, com 1.122 unidades situadas no município, responsáveis pela produção de 52.949  pizzas por dia. 

Mesmo com os índices positivos sobre o segmento, o estudo Mercado de Pizzarias 2023, que analisa a situação ativa e inativa dos comércios das pizzarias ao longo do último ano, sofreu uma alteração na apuração pela falta de um CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas) específico para pizzarias dentro das atividades previstas para o Microempreendedor Individual (MEI), conforme o Ato Declaratório Executivo Cocad nº 2, divulgado em 13 de novembro de 2023. Com isso, o estudo não contempla MEIs.

Apesar disso, no último ano, o Rio contou com a abertura de 303 novas unidades, o que reafirma uma ascensão da área em todo o Brasil, que registrou um crescimento de 11,55% em todo o país, com um total de 3.500 novas unidades. Em relação à distribuição geográfica dos estabelecimentos mapeados no estudo em todo o Brasil, a região Sudeste se destaca, já que concentra 52% da operação regional, com a liderança do estado paulista, que conta com 65,2% das pizzarias, seguido por Minas Gerais, com 16%, e Rio de Janeiro, com 15,8%. 

De acordo com Leandro Goulart, presidente da Apubra, o mercado fluminense mostra a estabilidade e confiabilidade dos empreendedores no setor, com um crescimento semelhante ao registrado em 2022. “O segmento de pizzarias no estado apresenta-se consolidado e forte. A prova disso é a comparação da taxa de abertura pontuada no levantamento realizado no último ano, em que foram registradas 302 novas unidades, já no estudo atual, consta 303 novas pizzarias. Essa equiparação dos resultados dos últimos anos evidencia o potencial do aumento do setor, o que favorece a inclusão de novos empreendedores e instiga a diversificação do mercado”, compartilha. 

Mesmo com os indicadores positivos da área no Rio de Janeiro, Goulart reforça que para alcançar esse patamar de crescimento, é necessário investir em orientações e capacitações que direcionam a jornada empreendedora de quem resolve abrir o próprio negócio. Assim, o executivo pontua sobre a importância da associação para esse desenvolvimento, principalmente com a disponibilização de cursos, capacitações, treinamentos, além de uma troca essencial entre os profissionais do setor. “Buscamos oferecer o suporte necessário para direcionar os empreendedores aos caminhos que façam prosperar o negócio, além de conectá-las com outros empresários e profissionais que vivenciam a realidade do mercado diariamente”, finaliza. 

Metodologia

A terceira edição do estudo Mercado de Pizzarias no Brasil tem como intuito mapear aspectos do segmento como distribuição geográfica, concentração de estabelecimentos ativos, porte das empresas, aberturas e fechamentos, a partir do apoio  de especialistas em dados. As informações, que representam, em média, 75% do setor de pizzarias no Brasil, foram extraídas de fontes oficiais do governo, que compreende empresas cadastradas na Receita Federal, em situação ativa, até dezembro de 2023. 

Além disso, o estudo segue os critérios estabelecidos na pesquisa qualitativa, realizada diretamente pela Apubra, que como atingiu um número relevante de resultados adotou como critério de pesquisa analisar dados de mercado apenas das empresas autodenominadas como “pizzaria” na Razão Social/Nome Fantasia, com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) 56, dos seguintes portes: ME, EPP e LTDA. 

Sobre a Apubra

Criada há 21 anos, a Apubra – Associação Pizzarias Unidas do Brasil surgiu da necessidade de empresários de trocar informações sobre o setor para conhecer a fundo o ramo em que atuavam e buscar conhecimento, capacidade de articulação, realizar grandes compras, e, principalmente, compartilhar processos e soluções. A associação atua no fomento de informações de qualidade e atualizadas sobre o mercado gastronômico de pizzas por meio de dados precisos de balanços anuais e levantamentos junto aos associados, que ainda têm acesso a conteúdos para empreendedores da área. Saiba mais aqui.

Foto capa: Créditos – iStock – FG Trade

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