Maratonas ganham novos ‘Atletas’ na corrida para a saúde física e mental

maratona niterói

Novas amizades e grupos se formam ao longo das provas como a Maratona de Niterói, que acontece em maio

Quem já não ouviu que as atividades físicas, em especial aeróbicas como a corrida, são grandes aliadas nos tratamentos da depressão, ansiedade ou estresse? Por isso, um número cada vez maior de pessoas está transformando essa escuta em prática e festejando vitórias e quebras de limites. Aliás, muitos desses atletas já reservaram lugar na 2ª Maratona de Niterói, que acontece em 7 de maio. O evento tem percurso solo e em equipes de 42 Km e 5Km, até caminhada e a categoria kids.

O jornalista Rodrigo March começou a correr há pouco mais de uma década para desestressar e espairecer do trabalho puxado. Atualmente, com cinco maratonas no currículo, garante que, cada uma delas apresentou um desafio novo.

“Nunca fui adepto de práticas esportivas de forma regular. Ainda assim, eu comecei a correr em 2011 para espairecer do trabalho e tomei gosto. Daí, começar a participar de maratonas foi um caminho natural. Iniciei na prova de 5Km, depois evoluí para 10Km, de 10km para 21km e, depois, para os 42km. Gosto de longa distância, mas nunca pensei em chegar a tanto”, explica Rodrigo March.

O “caminho natural”, na verdade, aconteceu por conta de dois amigos que decidiram participar de uma maratona. O jornalista disse que não resistiu a acompanhá-los nos treinos, “uma vez que já tinha essa ideia martelando na minha cabeça”. De lá para cá, foram muitas mudanças no seu modo de viver.

“Mudou tudo. Independente da distância, o mais importante foram os ganhos que a prática me trouxe. E o principal é serenar a mente para o restante do dia. Por causa do esporte, também passei a dormir com mais facilidade e a comer melhor. Além disso, para evitar lesões na corrida, incorporei outras atividades físicas na rotina: corro três dias e pedalo uma vez por semana, além de fazer musculação outros dois dias”, explica.

O que aconteceu com Rodrigo March é tema de vários artigos e estudos sobre a corrida e os tratamentos para doenças de fundo emocional. Aliás, existe um conceito, o Tríade Saudável, que se baseia nos tipos de exercícios (físico aeróbico, anaeróbico e flexibilidade) incorporados ao tratamento da depressão, transtornos de ansiedade e pânico.

Vivendo o esporte desde sempre

Empresária e uma das organizadoras da Maratona de Niterói pela empresa 3A Eventos, Karen Casalini conhece bem os efeitos positivos das atividades esportivas. Ao contrário de Rodrigo March, ela viveu o esporte “desde sempre”. Começou nas regatas de vela aos 11 anos, depois veio o handball e, em 1992, iniciou o Triathlon, onde competiu até 2007, com intervalo para a gravidez. Ela participou de diversas ultramaratonas. Em 2015, começou a organizar eventos esportivos. Já na largada desse novo desafio, enfrentou uma prova de fogo: gerenciar a natação olímpica e paraolímpica da Rio 2016. De lá para cá, se tornou responsável por eventos como a Maratona e Meia Maratona de Niterói, Corrida do Túnel, SRB – Swimrun Brasil e Mahalo Swim.

“A corrida de rua é uma modalidade que vem crescendo muito em todo o mundo e, em Niterói, existia uma demanda reprimida por provas com maior qualidade técnica. Descobri a brecha e apostei nela. Para quem quer se tornar atleta desse esporte, é preciso treino, dedicação, disciplina, foco e um profissional para orientar. Agora, outras dicas valem para todos, atletas de elite ou amadores: dormir bem, se hidratar muito, alimentação rica em carboidratos e, próximo à prova, não fazer nada que já não esteja acostumado, como inventar de comer algo diferente”, ensina.

A corrida, por ser uma atividade aeróbica, melhora o condicionamento físico e o sistema cardiorrespiratório, elevando os batimentos cardíacos e aumentando o metabolismo. Geralmente, segundo os especialistas, atividades com duração prolongada, com tempo mínimo de 30 minutos, são ideais para quem deseja trabalhar a saúde física e mental. Um outra boa dica é ter um parceiro de treino, alguém próximo, com condicionamento físico próximo do seu. Isso porque o compromisso com outra pessoa é importante fator motivacional para a constância no treinamento.

O jornalista Rodrigo March é um dos que aposta na parceria nas maratonas que participa. Nesse sentido, ele já se inscreveu na 2ª Maratona de Niterói, para o percurso de 72Km em quarteto, dividindo a prova com a mulher Fernanda, também jornalista, e um casal amigo.

“É a segunda vez que participamos da Maratona de Niterói e correr na orla é sempre agradável, sem falar no pós-prova, ótima oportunidade de confraternização com outros corredores da cidade. Tenho feito uma maratona por ano e já são cinco no total, todas especiais, cada uma com sua história de superação. Na primeira, superei uma lesão a poucos dias da prova. Na segunda, larguei com temperatura abaixo de cinco graus e chuva torrencial. Nas demais, enfrentei diferentes terrenos e inclinações, em contato com a natureza e os seus desafios”, conclui.

maratona niterói

2ª Maratona de Niterói

A 2ª Maratona de Niterói é organizada pela empresa 3A Eventos e acontece no final de semana de 6 e 7 de maio, com provas kids e adulta. No entanto, a prova principal é no domingo (7/5), com percursos de 42Km e 5Km, nas categorias solo, revezamento e caminhada. As inscrições vão até 27 de abril pelo site www.maratonadeniteroi.com.br.

A largada da Maratona de Niterói acontece no Caminho Niemeyer, no centro da cidade, seguindo pela orla de Icaraí, São Francisco e Charitas até o bairro de Piratininga, de onde os atletas retornam para o ponto de partida. O evento tem patrocínio da Soter Engenharia, da LPH Engenharia, Plural Saúde e Qualicorp. Além disso, conta com apoio da Prefeitura de Niterói por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e do Caminho Niemeyer.

Além das provas de corrida, uma vasta programação acontecerá no Caminho Niemeyer, de sexta-feira (5/5) a domingo (7/5). Por exemplo, haverá exposição, feira de produtos desportivos, espaço de gastronomia, apresentações de dança e grupos esportivos e brinquedos infantis. Portanto, uma oportunidade de entretenimento para toda a família e diversas faixas etárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *