Onda tecnológica leva a emoção do surfe até os visitantes da Rio Innovation Week

Entre as novidades apresentadas no Rio Innovation Week 2023, uma delas chamou a atenção ao levar a emoção da prática de esportes. Sobretudo o surfe, para os visitantes da feira de tecnológica e inovação, que aconteceu no Píer Mauá, com encerramento nesta sexta-feira (6). Mais de 500 “surfistas” se aventuraram nas “ondas gigantes” do estande do eMuseu, projeto referência no mundo quando o assunto é tecnologia do esporte. No evento, a Gama Desenvolvimento e Treinamento, empresa gestora do eMuseu, anunciou sua expansão para a área cultural e o lançamento do Museu do Elevador, uma parceria com a Otis Elevadores Brasil.

“Através da tecnologia, conseguimos fazer com que a história seja acessível a todas as pessoas do mundo, pois temos versões em inglês, além da legendagem de vídeos e áudios, descrição e libras, contemplando também pessoas com deficiência. Com a digitalização desses acervos, que seriam perdidos, conseguimos preservá-los na nossa plataforma do emuseu.com.br. A importância do uso da tecnologia é conseguirmos catalogar tudo isso e distribuir de uma forma acessível. A tecnologia permite, ainda, experimentar novas sensações na prática, por meio dos simuladores, fazendo com que essa conexão tenha sentido para a vida das pessoas que podem vir a incluir essa nova experiência no seu dia a dia”, explica Bianca Gama, gestora do eMuseu.

Davizinho e luta de esgrima

O estande da empresa especializada em passeios virtuais em museus e práticas esportivas virtuais foi um dos destaques da edição deste ano no evento. Foi o o simulador de surfe, no entanto, que teve fila de pessoas querendo experimentar a sensação em segurança, a quilômetros de distância do mar. A imagem de uma pessoa com óculos de realidade virtual, em pé em uma prancha de verdade, aguçou a curiosidade de todos.

“Muito maneiro, muito bacana. Fiquei supercontente com o simulador de surfe, bem original. Peguei várias ondas. Radical!”, comemorou Monique Medeiros, uma das surfistas virtuais, logo depois de deixar o “mar”.

Até quem está acostumado às emoções do surfe, vibra com as oportunidades de levar a prática do esporte a quem nunca entrou no mar.

“A importância de um projeto como o e-Museu é trazer a realidade do esporte pra pessoas que nunca teriam condição de experimentar essa sensação. O surfe, que é um esporte que tem que ser praticado na praia e que, por essa e outras razões não é tão acessível pra todas as realidades, agora chega a todos os lugares até para pessoas do interior do Brasil, onde não tem praia. Ter essa experiência é sensacional. O e-Museu é super completo e não traz só a experiência do esporte, mas também, a história de diversas modalidades, dos atletas, das conquistas. Realmente é sensacional”, afirmou o campeão mundial de Adept Surf, Davizinho Radical, que recebeu visitantes no estande do eMuseu em dois dias do evento.

Carreta acessível e a garantia de um futuro

Quem não quis se aventurar nas manobras radicais do surfe, pode experimentar a disputa de uma luta de esgrima. Ou então o tour virtual por mais de 30 galerias e exposições, que compõem o acervo do eMuseu do Esporte.


“Participar de um evento como o Rio Innovation Week é uma grande oportunidade para apresentar para todos como o eMuseu pode apoiar a criação de museus virtuais e físicos para pessoas ou instituições. Estamos lançando o eMuseu da Cultura, que amplia nossa área de atuação para além do esporte, com várias temáticas diferentes, como o Museu do Elevador”, explica Bianca Gama, que lançou na feira seu livro “Tecnologia e Inovações no Esporte”.

Outro projeto do eMuseu é uma carreta totalmente acessível e equipada com simuladores que rodam as cidades brasileiras. O objetivo é levar essas experiências para o maior número de pessoas, sempre com entrada gratuita.

Para quem ainda não conhece o projeto, é só acessar o eMuseu do Esporte no portal www.emuseudoesporte.com.br . E se quiser saber o que fazer para ter seu próprio eMuseu, o caminho é buscar informações no www.emuseu.com.br . Ele explica como a tecnologia é usada para trazer para o presente e garantir que tenham futuro, histórias que compõem o passado de empresas, instituições indivíduos, agremiações e quem mais tiver um acervo interessante para compartilhar.